WGP 81
WGP Kickboxing retorna a Brasília com três GPs na mesma noite em edição histórica
O WGP Kickboxing está de volta à capital federal. A edição de número 81 do maior evento da modalidade no continente acontece no dia 28 de setembro, no ginásio da IESPLAN, em Brasília. Pela primeira vez, a organização realiza três GPs na mesma noite, com destaque para o Challenger GP dos Super-Médios (até 78,1kg), que define o próximo desafiante ao cinturão do campeão Marcos Carvalho, com lutas entre Iury Souza vs Cícero Evangelista e Lucas Rafael vs Rafael Sonak. A noite ainda traz dois Qualifiers GPs, nas categorias Super-Leve (64,5kg) e Meio-Médio (71,8kg). Entre os Super-Leves, os duelos são Julio Assunção vs Lucas Sorin e Dilvando Castro vs Bruno Santos. Já entre os Meio-Médios, Mateus Machado enfrenta o peruano Renzo Torres, e Gabriel Mollotov encara o argentino Enzo Vicente. Os vencedores garantem uma vaga no futuro Challenger GP de suas divisões. O evento tem transmissão ao vivo do Canal Combate.
O WGP 81 será realizado mais uma vez em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Distrito Federal. O órgão é um grande aliado de longa data no incentivo e apoio às artes marciais e aos atletas no estado e vem transformando a capital federal no principal polo da luta do Brasil. A entrada será gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será recolhido na entrada e destinado a uma instituição de caridade.
“Estamos muito felizes em voltar a Brasília, uma cidade com grande tradição nas artes marciais e que sempre nos recebeu muito bem. Será uma noite histórica com três GPs, algo inédito na história do WGP. Isso mostra o quanto a modalidade está crescendo e o nosso compromisso em revelar novos talentos e promover grandes confrontos”, destaca Paulinho Zorello, presidente do WGP.
Recorde de GPs: três torneios na mesma noite é fato inédito no WGP
O ponto alto da noite será o Challenger GP dos Super-Médios, que garante ao vencedor o posto de próximo desafiante ao cinturão da categoria. A chave está formada por quatro dos melhores atletas da categoria. De um lado, Iury Souza encara Cícero Evangelista em um duelo de estilos distintos, que promete muita movimentação e trocação intensa. Enquanto Iury tem a mobilidade e a técnica como ponto forte e boas combinações, Cícero é um atleta muito agressivo e tem os low kicks como uma arma importante no seu jogo.
Natural do Espírito Santo e irmão do também atleta do WGP, Denis Jr, Iury soma três duelos no WGP, com dois triunfos e um revés. Na sua última aparição, no WGP 77, ele derrotou Rafael Sonak, também integrante do Challenger, porém na outra chave. Já o baiano radicado em São Paulo Cicero Evangelista chega com retrospecto parecido. São quatro lutas no evento, com três triunfos e uma derrota. Revés esse que foi justamente para o campeão da categoria Marcos Carvalho, no WGP 70.
Na outra semifinal, Lucas Rafael mede forças com Rafael Sonak, em uma luta cercada de expectativa. E os dois estilos também não são parecidos. Enquanto Lucas é um atleta de boa movimentação, chutes precisos e muita facilidade em mudar a tática durante a luta, Rafael já tem um estilo mais agressivo, alinhando boas combinações de chutes com um boxe afiado.
Uma das maiores promessas do Kickboxing sul-americano e com grandes resultados no circuito amador, o sorocabano Lucas Rafael soma duas vitórias e um revés no WGP, sendo ele ema grande batalha diante de Jonas Salsicha ex-campeão da categoria, após aceitar duelo de última hora. Já Rafael Sonak vai atuar em casa e conta com o apoio da galera para manter o bom retrospecto no WGP. Foram seis duelos disputados com quatro vitórias e apenas duas derrotas.
Novidade: dois Qualifiers GPs ampliam a disputa por espaço no ranking
Outra grande novidade desta edição são os dois Qualifiers GP, disputas que abrem caminho para novos nomes garantirem vaga nos próximos Challengers GPs das categorias. No GP dos Super-Leves, o anfitrião Julio Assunção enfrenta o catarinense Lucas Sorin em uma das semifinais, enquanto do outro lado da chave, Dilvando Castro, encara o experiente Bruno Santos, lutador conhecido pelos seus chutes perigosos.
Já no GP dos Meio-Médios o brasileiro Mateus Machado também estará em casa e tem pela frente o peruano Renzo Torres, em um embate internacional que deve levantar o público. A outra semifinal coloca frente a frente o também brasileiro Gabriel Mollotov e o argentino Enzo Vicente em um clássico duelo sul-americano. Assim como nos Super-Leves, o vencedor final também garante vaga no Challenger GP, na corrida pelo cinturão da divisão.
O card ainda conta com outros três duelos já confirmados. Na divisão peso casado (até 65kg feminino) Carol Sousa mede forças com Fabiana Fraga na luta que fecha as Super Fights. Pelos Super-Leves, Kauan Lee encara Gustavo Sete na luta reserva do Qualifier GP. O card completo do WGP 81 será divulgado nos próximos dias. Os ingressos gratuitos estão disponíveis através da plataforma Sympla.
WGP 81 - Main Card
Main Event: Challenger GP - Final
Super Middleweight (78,1kg)
Semifinal 1 Winner vs Semifinal 2 Winner
Qualifier GP: Final
Light Middleweight (71,8kg)
Semifinal 1 Winner vs Semifinal 2 Winner
Qualifier GP: Final
Super Lightweight (64,5kg)
Semifinal 1 Winner vs Semifinal 1 Winner
Challenger GP: Semifinal 2
Super Middleweight (78,1kg)
Lucas Rafael (Liga Sorocabana de Kickboxing) vs Rafael Sonak (R8 Centro de Lutas)
GP: Semifinal 1
Super Middleweight (78,1kg)
Cícero Evangelista (União ABC) vs Iury Souza (Coliseu Fight Club)
WGP 81 - Super Fights
Super Fight
Women´s Catchweight (65kg)
Carol Sousa (Equipe Demolição) vs Fabiana Fraga (Team Big G)
Qualifier GP: Semifinal 2
Light Middleweight (71,8kg)
Gabriel Mollotov (Liga Sorocabana de Kickboxing - BRA) vs Enzo Vicente (Academia Juan Vicente - ARG)
Qualifier GP: Semifinal 1
Light Middleweight (71,8kg)
Mateus Machado (CF House - BRA) vs Renzo Torres (Sarria Kickboing Center - PER)
Qualifier GP: Semifinal 2
Super Lightweight (64,5kg)
Dilvando Castro (Gorillas Fight Team) vs Bruno Santos (Lutadores do Gueto)
Qualifier GP: Semifinal 1
Super Lightweight (64,5kg)
Júlio Assunção (Cerrado Kickboxing) vs Lucas Sorin (Astra Fight Team)
WGP 81 - Undercard
Qualifier GP - Reserve Fight
Super Lightweight (64,5kg)
Kauan Lee (Bushido Brother) vs Gustavo Sete (Lutadores do Gueto)